sábado, 19 de março de 2011

Anvisa abre discussão para reduzir presença de elementos químicas nos alimentos

Anvisa abre discussão para reduzir presença de elementos químicas nos alimentos

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai rever o limite de concentração de elementos químicos inorgânicos em alimentos. O órgão propõe atualizar o percentual de uso de arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio e estanho, substâncias que, em alto teor, contaminam os alimentos e põe em risco a saúde da população.
A proposta da Anvisa ficará em consulta pública por 60 dias. De acordo com a agência, a proposta prevê o uso de tecnologia apropriada para garantir que os níveis das substâncias sejam os mais baixos possíveis nos alimentos. Em grande quantidade, o chumbo, por exemplo, pode causar inflamação no sistema nervoso central e, em baixo nível, afetar o desenvolvimento mental e a gestação, além de  causar anemia e doenças cardíacas.
Os limites propostos pela Vigilância Sanitária estão em acordo com avaliações internacionais e foram debatidos na Comissão de Alimentos do Mercosul, segundo a Anvisa. As sugestões podem ser enviadas à sede da Anvisa, na capital federal, ou para pelo e-mail cpcontaminantes@anvisa.gov.br
Edição: Vinicius Doria


Fonte: Agência Brasil

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial