sábado, 19 de março de 2011

PROUT

http://www.innerpilot.org/anandamarga/rio/index_arquivos/prout.htm

Sobre PROUT

PROUT é a sigla usada internacionalmente para designar a Teoria da Utilização Progressiva, uma filosofia socioeconómica elaborada para promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos seres humanos. O objectivo de PROUT é promover as orientações necessárias à implementação de uma sociedade humana verdadeiramente progressista.
PROUT é uma proposta alternativa para os modelos socioecónomicos decadentes do capitalismo e do comunismo. Nenhum destes sistemas conseguiu promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual da humanidade. PROUT procura o equilíbrio entre crescimento económico, desenvolvimento social e preservação do meio ambiente, considerando tanto os interesses individuais como colectivos.
Combinando sabedoria espiritual, visão universalista e esforço pela emancipação económica de populações pobres, os proutistas (seguidores de PROUT) sedimentam uma nova proposta social e plantam as sementes de uma nova forma de viver.
PROUT é a sigla usada internacionalmente para designar a Teoria da Utilização Progressiva, uma filosofia socioeconômica elaborada para promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos seres humanos. O objetivo de PROUT é promover as orientações necessárias à implementação de uma sociedade humana verdadeiramente progressista.
PROUT é uma proposta alternativa para os modelos socioecónomicos decadentes do capitalismo e do comunismo. Nenhum destes sistemas conseguiu promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual da humanidade. PROUT procura o equilíbrio entre crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação do meio ambiente, considerando tanto os interesses individuais como coletivos.
Combinando sabedoria espiritual, visão universalista e esforço pela emancipação económica de populações pobres, os proutistas (seguidores de PROUT) sedimentam uma nova proposta social e plantam as sementes de uma nova forma de viver. Alguns tópicos básicos de PROUT são:
Os seres humanos estão numa jornada que se inicia na animalidade e termina no Estado Divino. O verdadeiro progresso consiste no movimento dirigido para a realização espiritual. As conquistas materiais ou intelectuais não constituem necessariamente progresso a menos que elas contribuam para a realização desse bem-estar mais profundo. O desenvolvimento progressista da sociedade ocorrerá somente através de um contínuo ajuste na utilização dos recursos físicos e das potencialidades mentais, respeitando-se os valores espirituais e neo-humanistas. Para nosso engrandecimento, devemos constituir instituições económicas e sociais que promovam a realização das nossas potencialidades mais sublimes.

Visão Neo-humanista

O neo-humanismo é um sentimento expansivo, universalista e fraternal que liberta o ser humano das tendências egoístas de se agrupar e criar divisões sociais sob diferentes aspectos (nacionalismo, grupos sociais, racismo, fundamentalismo religioso etc.) e leva-o a abrir a mente para aceitar todos, inclusive animais, plantas e reino mineral, como membros de uma mesma família universal, constituída por um Pai Cósmico único. O neo-humanismo é uma filosofia orientada para o equilíbrio ecológico e para a fraternidade universal.

Democracia Económica

PROUT defende a democracia económica baseada em planeamento económico descentralizado; empreendimento cooperativo; exploração dos recursos naturais e desenvolvimento de indústrias estratégicas pelo governo local; e limitação da riqueza individual, visando ao bem-estar social. Apenas quando houver a descentralização económica e as populações locais puderem interferir nos rumos da economia local é que haverá a disponibilidade de alimento, moradia, vestu´rio, assistência médica e educação para todos. Esta é também a única maneira de assegurar que os sistemas ecológicos da Terra não sejam explorados em limites superiores à sua capacidade de renovação. O equilíbrio ecológico é fundamental para garantir a sobrevivência e o bem-estar das populações que dependem desses sistemas.

Garantir as Necessidades Básicas a Todos

No actual estágio da evolução humana, as necessidades básicas da vida devem ser garantidas a todos como um direito fundamental. As pessoas não poderão desenvolver seu potencial humano mais elevado enquanto não tiverem garantidos alimento, moradia, vestuário, assistência médica e educação. A política económica deverá incentivar o sistema cooperativo, com o intuito de estabelecer o pleno emprego; e o valor do salário mínimo deverá permitir a aquisição dos requisitos básicos. O padrão das necessidades básicas evoluirá de acordo com a capacidade produtiva da economia.

Liderança

Para implantar uma sociedade benevolente, é essencial que os líderes tenham princípios morais e que a sua dedicação à sociedade faça parte do seu progresso individual. O poder de decisão não deve estar concentrado na mão de pessoas, mas sim expressado nas lideranças coletivas (comitês sociais). A democracia política só pode ser eficaz se a maioria do eleitorado possuir estes três requisitos: elevado nível de instrução, consciência socioecônomica e integridade moral.

Liberdade

Os indivíduos devem ter liberdade absoluta para expressar suas ideias, sua criatividade e suas aspirações internas. Tanto a liberdade intelectual como espiritual fortalecem a colectividade. Só se deve restringir as atitudes claramente prejudiciais ao bem-estar colectivo.
Por isso, no que diz respeito à acumulação de riqueza física, deve-se estabelecer uma restricção nessa esfera, pois os recursos físicos são extremamente escassos e sua acumulação ilimitada por alguns resulta em privação para muitos.

Diversidade Cultural

Visando a fraternidade universal, PROUT estabelece programas que protegem e estimulam a cultura, a língua, a história e as tradições das populações locais. A diversidade dos indivíduos e da cultura deve ser encorajada para fomentar a justiça e a ordem social.

Direito das Mulheres

PROUT estimula o combate a todas as formas de violência e exploração usadas contra as mulheres. A meta de PROUT é incentivar a cooperação coordenada e garantir direitos iguais entre homens e mulheres. PROUT defende o desenvolvimento econômico, social e espiritual das mulheres em todo o mundo.

Ciência e tecnologia

O conhecimento científico e a tecnologia são recursos potenciais da humanidade. A utilização apropriada desses recursos permite-nos amenizar as dificuldades do mundo material e desvendar os segredos do universo. Entretanto, o desenvolvimento e a utilização do conhecimento científico devem estar sob a orientação de valores espirituais e neo-humanistas e das lideranças moralistas. Do contrário, a tecnologia poderá ser mal utilizada por capitalistas gananciosos e ávidos de poder, resultando em destruição e exploração.

Governo Mundial

PROUT apóia a criação de um governo mundial baseado em direitos globais, constituição global e código penal comum, para garantir os direitos fundamentais de povos e nações e resolver as disputas regionais e internacionais. Na medida em que for implementada a descentralização econômica, será vantajoso ter um sistema político central, pois este concentrar-se-á em resolver os conflitos políticos e humanos.

Sobre o Fundador

                    Shrii Prabhat Ranjan Sarkar (1921-1990), filósofo, reformador social, humanista e mestre espiritual. Através das suas ações, Sarkar inspirou milhares de pessoas a desenvolverem ao máximo todos os seus potenciais, e assumirem responsabilidade pelo bem estar da humanidade e de toda a criação. Provavelmente passarão décadas, ou mesmo séculos, até que a humanidade consiga compreender a sua vasta e incomparável contribuição para o mundo.

BIOGRAFIA

Desde a sua tenra infância em Bihar, na Índia, onde nasceu em 1921, Prabhat Ranjan Sarkar atraiu pessoas por meio do seu profundo amor pela humanidade guiando-as ao longo do caminho da auto-realização. Ajustando a antiga ciência do Tantra Yoga, no sentido de atender às necessidade da época atual, Sarkar desenvolveu uma filosofia espiritual racional e científica juntamente com um sistema de disciplinas práticas visando o desenvolvimento humano - físico, mental e espiritual. Sendo reconhecido como um Mestre espiritualmente realizado, foi chamado de "Shrii Shrii Ánandamúrti" que significa "Aquele que atrai outros como a personificação da Bem-Aventurança", ou simplesmente por "Baba" ("amado").
As pessoas que seguiram os seus ensinamentos viram as suas vidas transformadas, na medida em que superaram as fraquezas e as tendências negativas da mente, vivenciando uma profunda paz e bem-aventurança internas. Inspiradas pelo seu exemplo altruísta, direcionaram as suas energias para servir a sociedade e ajudar os oprimidos.
Em 1955, enquanto ainda levava uma vida familiar normal, e profissionalmente a trabalhar como supervisor da Rede Ferroviária da Índia, P.R. Sarkar formou a organização Ánanda Márga ("O Caminho da Bem-Aventurança") começando a treinar monges missionário(a)s para propagar os seus ensinamentos de "auto-realização e serviço à humanidade" por toda a Índia, e mais tarde, por todo o mundo. Refletindo a amplitude da sua visão universal, a sua missão tornou-se uma organização multifacetada com diferentes ramos dedicados à elevação da humanidade através da educação, auxílio a calamidades, bem estar social, artes, ecologia, renascimento intelectual, emancipação feminina e economia humanista.
Visando o bem estar colectivo da sociedade como um todo, propôs a Teoria de Utilização Progressiva - PROUT, que defende a máxima utilização e a distribuição racional de todos os recursos e potencialidades do mundo - sejam físicos, mentais e espirituais - assim como a criação de uma nova e humanista ordem social de harmonia e justiça para todos. 
O seu inflexível posicionamento moral contra a corrupção e exploração, assim como a sua exigência por justiça social, atraiu a oposição de certos interesses escusos do Partido Comunista da Índia, resultando na sua perseguição e aprisionamento, em 1971, com falsas acusações. Durante o seu encarceramento, de 7 anos, sobreviveu a um atentado por envenenamento perpetrado pelas autoridades penitenciárias e jejuou por cinco anos e meio em protesto. Por fim, absolvido de todas as acusações pelo Tribunal Supremo, foi libertado em 1978.
Até à sua partida, em 1990, guiou a rápida expansão da sua missão por todo o mundo.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial