sábado, 19 de março de 2011

Prepare seu adubo orgânico em casa aproveitando sobras

Prepare seu adubo orgânico em casa aproveitando sobras:

Reserve o que sobra em um dia ou dois de sua cozinha, até mesmo em uma semana, conservando em um pote na geladeira.
Podem ser utilizadas cascas de legumes, talos de verduras, cascas de ovos lavadas, restos de frutas, sobras de chá (sementes, flores, folhas), pó de café (depois de coado) entre outras coisas.
Bata as sobras no liquidificador com água o suficiente para facilitar a batida.

A "vitamina" pode ser colocada em um local do canteiro, vasos ou jardineiras, onde não haja nenhuma planta. Cubra com um pouco de terra e deixe de uma a duas semanas.
Somente depois desse período pegue essa terra adubada e distribua nos seus vasos, floreiras ou canteiros.

A mistura também pode ser preparada, mesclada a terra e reservada em recipiente coberto (sem lacre) para ser utilizada posteriormente - no prazo de dois meses no máximo.
Além de deixar a terra mais forte e suas plantas mais bonitas, com esse adubo, devolvemos a terra o que dela veio, contribuindo para a diminuição do volume de lixo nos aterros sanitários.
Matéria: Mariângela Oliveira de Barros, Geógrafa pela UNESP e mestre em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.
================================================================================================
O adubo orgânico é muito mais nutritivo para o solo e as plantas que  os adubos químicos, estercos puro de gado ou aves.
Tenho preparado a cada 60 dias em torno de 3 toneladas de adubo orgânico (cercado de 2 X  4  por 1 metro de altura), para isso basta proceder para grandes quantidades como eu tenho preparado:
Fazê-lo em ambiente arejado (cercado de tabuas ou tela de galinheiro) faço o meu em camadas  de: coco triturado (fibras); folhas, galhos finos; material de resto de feira (orgânico de fácil decomposição); e  esterco de gado (verde ou curtido) e pulverizo em cada camada 30 gramas de fósforo.
Apos 15 dias, reviro tudo e repito apos outros 15 dias, deixo curtir por mais 30 ou 45 dias e esta pronto o mais completo adubo orgânico.
A natureza o solo e as plantas  agradecem.
Alexandre do TSP.
==============================================================================================
Sugestão para frutíferas: depositar muita palha ao redor da planta, sem abafar o tronco. Fazer isto pelo menos duas vezes ao ano.
Sugestão para hortaliças: usar a "uréia" líquida para regar o solo (não muito próximo às plantas). Basta misturar num recipiente qualquer 1/3 de esterco bovino e 2/3 de água, deixe descansar uma semana, retire o material boiante (esta palavra acho que inventei agora) e aplique o líquido diluído em água (um litro por regador), uma vez por semana ou a cada 15 dias. A uréia líquida pode ser armazenada por algumas semanas. A seu critério, e ao critério da planta, se necessário, diminua ou aumente a dosagem da uréia líquida.
Adubo Natural:
Casca de ovo, Laranja, Banana, (Cascas de frutas em geral), são ótimos nutrientes para as plantas, bem como a "Borra" do café, folhas de plantas e árvores e serragens de madeira.
Porem se esse material for colocado diretamente na terra (Vasos e/ou Jardim), acaba prejudicando a planta, pois esses materiais durante sua decomposição "Roubam" da terra seus nutrientes.
Como fazer então?
O que se deve fazer é deixar que esses materiais se decomponham antes de serem colocados na terra. Pra quem tem espaço, o ideal é que se faça um buraco na terra e nele depositar o material (Lixo orgânico) em camadas, ou seja, uma camada de material outra de terra + Serragem e assim sucessivamente, depois disso cobrir o buraco com terra (última camada).
Aquele que não tiver espaço, como, por exemplo, quem mora em apartamentos, pode fazer esse processo em um vaso, bacia ou recipiente qualquer. Depois de 20 a 30 dias é só misturar na terra do seu jardim ou vaso para que a planta tenha um melhor desenvolvimento. Fazendo isso, reciclamos parte do lixo doméstico tão desperdiçado todos os dias, e, além disso, ajudamos no desenvolvimento das plantas.
É nosso dever colaborar com o meio ambiente!
Dados fornecidos pela Carmem Plantas
===================================================================
Orgânicos:
A utilidade de produtos orgânicos ou (restos de alimentos) são muitas, e cada dia novas técnicas são colocadas em pratica.
Usina de Compostagem - ADURBAMA URBAM (Usina de Compostagem do Município de São José dos Campos) desenvolveu um produto preparado por compostagem da parte orgânica do lixo domiciliar e dos resíduos recolhidos das feiras, supermercados, restaurantes e podas.
Tal produto chama-se ADURBAM e é resultado da ação dos microorganismos existentes na própria matéria orgânica que, através de biodigestores, é transformada em um composto rico em nutrientes para a terra.
O ADURBAM, além de reduzir o custo das colheitas - pois vem pronto para ser humidificado, isento de sementes de ervas daninhas, evitando custos adicionais de capina e o uso de defensivos agrícolas - pode ser aplicado em diversas culturas, melhorando as características físicas do solo, garantindo maior produtividade.
===============================================================
Projeto de Reciclagem de Resíduos Orgânicos na Grande Florianópolis
Por: Caio de Teves Inácio
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mantém desde 1994 projeto de reciclagem de lixo, priorizando a coleta seletiva da fração orgânica que representa 40% do total dos resíduos gerados no campus e são destinados ao pátio de compostagem termofílica, que é mantido pela prefeitura universitária.
Um dos pontos fortes deste projeto é que ele opera a custos menores que o tratamento convencional de destinação dos resíduos ao aterro sanitário.
No pátio, as leiras de compostagem são confeccionadas e monitoradas por alunos e professores do curso de e professores do curso de Agronomia. O composto produzido é utilizado pelas atividades do curso de Agronomia e pelo horto da prefeitura universitária, na produção de mudas de árvores nativas e frutíferas.
A coleta seletiva é realizada com microtrator e carreta da prefeitura universitária que percorrem uma rota diária de recolhimento, atendendo as cantinas e os restaurantes do campus. Os resíduos orgânicos são separados e acondicionados in locu em bombonas plásticas de 50 litros com tampas que podem ser fixadas, evitando a exposição do material.
Durante o recolhimento são deixadas bombonas vazias e limpas em troca das cheias com lixo orgânico. Estas são levadas para o pátio de compostagem que recebe ainda o lixo orgânico proveniente da cozinha do Hospital Universitário (HU), a cama de cobaias do biotério central e as aparas de grama do serviço de manutenção dos jardins da universidade.
A montagem das leiras é feita manualmente e em camadas, sendo a primeira de cama animal ou folhas secas - materiais que garantem a aeração da pilha. Em seguida é despejado o material orgânico proveniente da coleta seletiva, sendo que a última camada é feita de grama. As dimensões da leira são de 2,0m de largura e 1,5m de altura. E o comprimento das leiras pode ser variável.
Durante todo o processo de compostagem, realiza-se apenas um revolvimento das pilhas que é efetuado com uma pá mecânica e tem como finalidade retornar a aeração no interior da leira.
Enquanto as leiras de compostagem são confeccionadas, realiza-se a humidificação da cama animal através de mangueiras e a inoculação (mistura) com composto pronto ou em fase de maturação. Este procedimento é adotado visando a "ignição" rápida do processo pela otimização das condições de umidade e inoculação que estimulam o crescimento microbiano e a plena colonização do material.
A atividade microbiana de decomposição termina por gerar grande calor e elevação da temperatura interna da leira. A não adoção destas práticas resulta no aparecimento de larvas de moscas (Musca Domestica - Mosca Doméstica e Crysomya Chochiliomya - Mosca Varejeira) que se favorecem do ambiente de alta concentração de nutrientes dos restos de comida e cama com fezes das cobaias. Estas larvas, uma vez desenvolvidas, produzem antibióticos que inibem a atividade microbiana, estagnando o processo de compostagem.
O "rodízio de despejo" é um procedimento de controle adotado para evitar o desenvolvimento das larvas. Esse procedimento consiste na espera de um prazo mínimo de 48 horas para que se possa despejar uma segunda remessa de lixo orgânico em uma mesma leira que esteja sendo confeccionada.
Este prazo é necessário para que haja a morte das larvas de moscas que não encontram mais ambiente propício para se desenvolver. Assim, as leiras são feitas em camadas e em partes até atingir a altura máxima de 1,5m.
Fonte: Revista Limpeza Pública. Nº 49. Outubro de 1998. Publicação trimestral da Associação Brasileira de Limpeza Pública - ABPL.
===================================================================
Calcificando:
Costumo colocar nas plantas a água da leiteira, antes de lava-lá e as caixas de leite longa vida, ou do saquinho, faço a mesma coisa, cada dia num lugar.
Um abraço
Madalena, Peruíbe SP
***
 Mais não tem nada igual e mais barato que colocar 50Kgs de Cal Hidratada por Ha. e so para não esquecer o importante é a relação Ca/Mg que deve ser no mínimo de ¼ daí nunca use o Calcário Dolomitico ele trava o Ca e na baixa o Al ,use o calcário Calcitico 1 Ton por Há ano durante os dois primeiros anos .
      
Estes procedimentos devem ser feitos depois da colheita, póda e eliminação de galhos ladrões. E nunca aplicar a sulfocálcica nos períodos de floração. Escolher sempre a tardinha pra aplicar, ok?

                                                        Um Abraço
                                                 João de Holanda Jr
===================================================================
sábado, 24 de novembro de 2007
Faça Você Mesmo Fertilizante Caseiro Para Plantas
Se pretende um fertilizante natural para as plantas, aconselho que ao cozer ovos não desperdice nada, pois saiba que as cascas de ovo moídas e misturadas na terra ajudam a fertilizar esta. Por sua vez a água onde cozeu ovos é boa para regar as plantas.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial