quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Consumidor deve ficar atento ao comprar azeite!

Consumidor deve ficar atento ao comprar azeite
  

  

Consumidor deve ficar atento ao comprar azeite
O consumo de azeite de oliva tem demonstrado efeitos benéficos sobre a saúde. Pesquisas realizadas na década de 1950 já mostravam a relação entre dietas ricas em azeite e a diminuição das doenças cardiovasculares. Porém, se não forem adotados alguns critérios na hora da escolha do produto, o consumidor pode estar literalmente levando "gato por lebre".
 
A Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor testou quinze marcas tradicionais no mercado: Andorinha, Arisco, Beira Alta, Bertolli, Carbonell, Faisão, Gallo, La Española, Malagueña, Minha Quinta, Oliveira, Otoyan, Pic-Nic, Serrata e Torre de Belém. Um terço delas foi reprovado por apresentar indícios de fraude, pela adição de outro ingrediente, além de azeite.
Os testes avaliaram qualidade, pureza, conservação, sabor, rotulagem, além de eventuais fraudes (os chamados azeites "batizados").
O título de o melhor do teste foi para a marca Carbonell. Considerando também o preço, o título de a escolha certa foi para a marca Beira Alta, que surpreendeu no teste de degustação.
As cinco marcas de azeite de oliva reprovadas (Arisco, Faisão, Minha Quinta, Otoyan e Torre de Belém) apresentaram indícios de fraude, pela adição de óleo de bagaço de oliva ou de óleo vegetal de outras sementes, principalmente soja. Alguns dos azeites analisados apresentaram problemas de oxidação e frescor e o sabor deixou a desejar.
A Pro Teste comunicou às autoridades as marcas fraudadas encontradas no teste.
Clique no link, em informação relacionada, para ler o artigo completo publicado na revista (formato PDF).
Nota - É permitida a reprodução da reportagem sobre o teste a azeite de oliva publicada na oitava edição da revista PRO TESTE, com exceção da tabela de resultados, desde que a fonte e a data de publicação (PRO TESTE, outubro de 2002) sejam citadas. É proibida sua utilização para fins publicitários ou comerciais. Se a matéria for divulgada na Internet, deverá ainda conter um link para a página da PRO TESTE (www.proteste. org.br) e só poderá estar disponível on-line durante um mês.
02.10.2002  

Divulgação: Alessandro Luiz Freire
(12) 82035180
aleharmonica8@yahoo.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial