quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LIMÃO X VINAGRE – QUAL A DIFERENÇA?

LIMÃO X VINAGRE – QUAL A DIFERENÇA? 


É muito comum que as pessoas me perguntem se o hábito de usar vinagre no preparo de temperos ou cozimento dos alimentos substitui o uso do limão.
Embora ambos apresentem um sabor marcadamente ácido, trata-se de composições muito diferentes, apesar de potenciais semelhantes de agrado ao paladar.
Por um lado temos uma fruta, que é um alimento 100% natural, com muitos poderes terapêuticos. Associado ao seu sabor ácido, que é proveniente de 5-7% de ácido cítrico e do ácido ascórbico (Vitamina C), substâncias muito úteis ao metabolismo humano, o limão apresenta ainda uma grande gama de nutrientes e micronutrientes, o que conhecemos como alimento nutracêutico.
O uso do limão nas refeições pode acelerar o metabolismo da digestão em até 30%, reduzindo assim a demanda ácida e as desmineralizações inerentes das refeições indigestas. No caso específico do seu uso no preparo de carnes e proteínas em geral, o suco do limão acrescenta uma qualidade muito positiva, que é a de, com seu pH ácido associado a um trabalho enzimático, conseguir quebrar parcialmente as cadeias protéicas, auxiliando no trabalho digestivo, tornando tais alimentos mais leves e fáceis de digerir.
O limão, principalmente o tahiti, por sua robustez, dificilmente está contaminado com agrotóxicos, e tem oferta durante todo o ano. Embalagem natural e aroma extremamente agradável, de fácil conservação e estocagem, não deve faltar nas despensas de todas as casas que valorizam a saúde.

 
Tabela 1: Composição Ácida

 
Limão (*) Vinagres
Ácido cítrico (%) 5 a 7 isento
Vitamina C (mg/100g) 40 a 150 (suco + casca) isento
Ácido acético (%) isento 3 a 12

 
Do outro lado temos o vinagre, que não é um produto natural, por ser resultante de uma fermentação do açúcar de frutas (uva, maçã, etc.) ou álcool etílico, no qual predomina a presença do ácido acético (3 a 12%).
Tal fermentação, realizada em escala caseira ou industrial, sempre terá riscos de contaminações, fermentações inadequadas, erros de processamento, “batismos”, embalagens inadequadas, estocagem inadequada, validade, etc. A mão do homem!
Na indústria dos alimentos, tudo que não é comercializável, que não tem boa aparência, que é refugo, que está começando a estragar vira vinagre. Veio uma super safra? O que fazer com o que sobra? No caso das maçãs de Vermont (EUA), por exemplo, eles fizeram um super marketing, verticalizaram a margem e criaram o fantástico vinagre de maçã. Balela!
O vinagre (vinho acre) ou ácido acético é um subproduto da morte dos alimentos. Naturalmente, todo alimento de origem vegetal, que contém açúcar, na putrefação irá finalizar em vinagre. Então: você deseja se alimentar com alimentos que geram vida ou que representam a morte?
Ademais, na minha concepção, o ácido acético tem pobre utilidade metabólica para o organismo humano, causando, acidez no meio humoral, devendo necessariamente ser o mais rapidamente excretado, porque deixa na sua passagem pelo organismo, sítios mais ácidos do que o ideal.
Na tabela a seguir, faço uma comparação das propriedades terapêuticas do limão versus as do vinagre, nas suas várias opções de uso e preparo.
Observar na primeira linha da tabela, quando comparamos o poder de cura do limão em seu uso interno, que ele é inegavelmente superior, dadas as propriedades:
- alcalinizantes, mineralizantes, cicatrizantes e depurativas do ácido cítrico,
- antioxidantes e revitalizantes da vitamina C,
- energética (o ácido cítrico faz parte do ciclo de Krebs = energia + respiração celular) e solvente de viscosidades e mucos,
- demais propriedades de todos os seus componentes ativos, como no sistema digestivo, cardiovascular e respiratório.
O vinagre de maçã, por conter traços de pectina e sais de potássio, ainda contém algumas propriedades de cura. Os demais vinagres não apresentam poder de cura, e ao contrário, podem até ser prejudiciais à saúde se consumidos regularmente.
Quando comparamos o poder de cura do limão em uso externo ele continua sendo superior, apesar dos vinagres também terem o seu efeito, principalmente nas formulações onde o que mais importa é somente o pH ácido.
Quando comparamos o poder nutricional, pense no fato de que o limão é um alimento vivo, fresco e natural, portanto um alimento que ativa a vida.
No tempero de saladas ou no preparo dos alimentos deve ser naturalmente o eleito.

 
Tabela 2: Comparando: Limão x Vinagres

 
Suco
Limão (*)
VINAGRE
comum
VINAGRE
balsâmico
VINAGRE
Maçã
Poder cura (uso interno) ALTO BAIXO BAIXO MÉDIO-BAIXO
Poder de limpeza do sangue ALTO BAIXO BAIXO BAIXO
Poder nutricional SIM NÃO NÃO NÃO
Poder cura (uso externo) ALTO BAIXO MÉDIO MÉDIO
Poder pré-digerir proteínas SIM NÃO NÃO NÃO

 
Enfim, por que comprar vinagres se sempre temos limão na embalagem natural, com a validade certa e finalmente: uma alquimia perfeita da natureza?
Super dica: Esterilizando alimentos
Muitas pessoas me escrevem sobre como esterilizar alimentos já que condeno o uso do vinagre e pior ainda, do hipoclorito. Tanto o vinagre como o hipoclorito matam os bichinhos, mas detonam a nossa saúde também. E o hipoclorito, por ser uma molécula que contém cloro, é 10 vezes pior que o vinagre, pois seu poder de acidificar o sangue é violento.
A melhor receita para higienizar folhas, frutas e legumes é: coloque numa bacia plástica ou de vidro 1 litro de água potável, idealmente filtrada. Acrescente o suco fresco de 1limão médio (2 colheres de sopa de suco). Pique as carcaças espremidas em 4 pedaços e jogue também nesta água. Mergulhe os alimentos pré-lavados e deixe agindo por 10-15 minutos. Pronto: alimento higienizado, crocante, saboroso, cheiroso e duplamente saudável.

FONTE: Conceição Trucom
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial