sábado, 19 de março de 2011

O que é um PDC?

 

O que é um PDC?

PDC é um Curso de Design em Permacultura. Trata dos princípios e da metodologia de design da permacultura. Segue um programa padrão criado por Bill Mollison para garantir a qualidade permanente da formação dos permacultores em todo o mundo.
PDC é a sigla para o título em inglês “Permaculture Design Certificate” course, ou seja, curso Certificado de Design em Permacultura.
Alguns institutos brasileiros usam o título como curso de “Permacultura, Design e Consultoria” para usar as mesmas iniciais da sigla PDC. Os membros da Rede Permear, como nós, preferem usar o título “Curso de Design em Permacultura”, mantendo também a sigla internacional PDC. Só muda o título, o curso é o mesmo.
Fizemos essa distinção, porque temos observado muitas interpretações incorretas sobre o que seja esse curso. Existem muitos tipos de cursos, abordando diferentes aspectos da permacultura mas, por enquanto, só existe um curso de design, o PDC. Isso não impediu que nos últimos anos ele tenha melhorado e ganhado alguns acréscimos importantes, principalmente do ponto de vista pedagógico. A Rede Permear tem trabalhado com seriedade na questão da formação pedagógica dos professores de permacultura. O conteúdo é função do PDC e da prática do permacultor.
E porque usamos a palavra “design”, em inglês? Porque ainda não encontramos nenhuma palavra em português que, sozinha, dê o significado de design. Precisaríamos de mais de uma palavra como planejamento, desenho, projeto, etc. para dar algum significado semelhante. Enquanto não surgir uma expressão local que passe a idéia central de “composição”, vamos continuar usando a palavra original “design”.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial