sábado, 19 de março de 2011

Agrotóxico (veneno) contamina 40% das alfaces, tomates e morangos, diz Anvisa

23/04/2008 - 16h59

Agrotóxico contamina 40% das alfaces, tomates e morangos, diz Anvisa

da Agência Brasil
 
De cada dez pés de alface vendidos no Brasil, quatro estão contaminados por resíduos de agrotóxicos. É o que revela o relatório do Para (Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos), divulgado nesta quarta-feira (23) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Das 1.198 amostras analisadas pela agência no ano passado, 207 apresentaram resultados insatisfatórios, ou seja, mais de 17% do total de alimentos continha resíduos de agrotóxicos não-autorizados ou acima do limite máximo permitido.
Os casos mais preocupantes são as culturas de morango (com 43,6% de contaminação), de tomate (com 44,7%) e de alface (com 40%).
Outros seis alimentos também foram analisados em 2007 e registraram resíduos irregulares de defensivos agrícolas: banana (4,3%), batata (1,36%), cenoura (9,9%), laranja (6%), maçã (2,9%) e mamão (17,2%). Foram usadas na análise amostras de 16 Estados de todas as regiões do país, além dos municípios de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo.
Em 2008, segundo a Anvisa, o Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos vai acrescentar abacaxi, arroz, cebola, feijão, manga, pimentão, repolho e uva à lista de culturas agrícolas analisadas.
Entre as substâncias encontradas nos alimentos estão ingredientes ativos de diversos tipos de agrotóxicos, como endossulfam, acefato e metamidofós. Uma portaria da agência de fevereiro deste ano determinou a reavaliação toxicológica desses e de outros 11 ingredientes ativos.
 

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial