quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"Breuzinho" (Breu Branco)

"Breuzinho" (Breu Branco) PDF Imprimir E-mail

 Breuzinho, como é carinhosamente chamado pelos ribeirinhos e índios da Amazônia, é uma resina extraída de uma árvore cujo nome científico é "Protium heptaphyllum", da família das Burseraceaes.
 É, assim como tantas outras, uma planta sagrada para os índios, que  utilizam esta resina em rituais de cura, cerimônias espirituais,  para "afastar os maus espíritos" e os problemas físicos.
 Interessante é a relação que o breuzinho tem com o passado e com os sonhos - muitas pessoas fizeram regressões após o uso do mesmo.
 É também utilizado na perfumaria - do Latim "per fumum" ou "pro fumum": através da fumaça, e "incensum": acender, incendiar.
 Desde a antiguidade, as resinas, e compostos de plantas, são utilizadas em rituais ou defumações e purificações de templos. Há várias menções, por exemplo, na Bíblia, como em Êxodus 30:34, Levítico 2:1, 16:13, 24:7, Crônicas 26:18, Isaías 1:13, 60:6, Jeremias 6:20, Malaquias 1:11, Mateus 2:12, 28:77, Hebreus 9:4, Lucas 1:9, Salmos de Davi 141:2, Apocalipse 5:8, 8:3-4, sobre o uso do incenso. Sendo o incenso mencionado na Bíblia, uma resina obtida da árvore "Boswelia carterii", conhecida popularmente como olíbano.
 O famoso médico grego Hipócrates (600 a.C.)  utilizava incenso para curar a asma e para aliviar as dores do parto. No Império Romano, era utilizado no culto do lar no altar da casa "Lararium" (ou Lararim) onde os membros da família interagiam todos os dias com os deuses. Na África, o incenso é utilizado para acalmar as dores de estômago, para melhorar o funcionamento do fígado e circulação do sangue, além de usos religiosos.
 Há inúmeras menções sobre o uso do incenso: nas escrituras védicas (Vedas), Mahabharata, dentre outras escrituras da Índia; em livros de medicina tradicional tibetana; no livro chinês Shen Nung (o mais antigo tratado de medicina da história da humanidade - 2700 a.C.).
  Em manuscritos egípcios, consta - além de incensos (das resinas), sendo o mais famoso deles o "Khiphi" - a utilização de muitas plantas aromáticas (ricas em óleos essenciais). Estas eram usadas: em emplastos faciais para o rejuvenescimento (Cleópatra utilizava a mirra "Commiphora mirrha", também da família das Burseraceaes); em embalsamentos, banhos...
 Há vários relatos sobre a utilização de incensos e plantas aromáticas pelos Árabes,  tendo destacado-se o famoso alquimista "Avicena" (Ibn Sina - 980 a 1037 d.C.) - primeiro na história a destilar o óleo essencial de "Rosa centifolia" o qual escreveu o famoso "Cânon da medicina".
 A árvore de Breuzinho, é endêmica no Brasil e países vizinhos, previlégio nosso...
 A resina é aromática, rica em componentes como os triterpenos alpha e beta-amyrina, que possuem propriedades analgésicas, antinflamatórias e gastroprotetoras, comprovadas cientificamente, através de estudos e  pesquisas realizadas pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Universidade Federal do Ceará.
 Na Amazônia a resina também é utilizada para problemas de asma, bronquite, como calmante nos estados de agitações, anti-estresse, problemas de memória, concentração e coordenação motora - além dos usos descritos anteriormente.
 Existe no Brasil incensos feitos artesanalmente com esta resina.

Para maiores informações, entrar em contato com a Empresa Bio Orgânicos Brasil:
bioorganicosbrasil@yahoo.com.br
(12) 82035180

Autor: Alessandro Luiz Freire
Aromatologista, Fitoterapeuta, Professor de alimentação Biogênica (alimentação viva, "raw food").
Para cursos e palestras sobre Saúde, Alimentação Viva, Óleos Essenciais ou afins:
aleharmonica8@yahoo.com.br
 
Atendimentos online!  - à distância para todo o Brasil e exterior - inclusive em inglês e espanhol

Marcadores: , ,

3 Comentários:

Às 9 de maio de 2012 às 12:06 , Blogger luizaurelioterapeuta disse...

GRATO,PELAS EXCELENTES EXPLICAÇÕES!ABRAÇOS!SAUDAÇÕES HOLÍSTICAS E TERAPÊUTICAS!

 
Às 25 de junho de 2017 às 17:11 , Blogger Soraia Bandeira disse...

Boa noite,
Por favor, como consigo essa resina de Breuzinho? como é utilizada?
Gratidão,
soraia

 
Às 8 de outubro de 2017 às 17:31 , Blogger Unknown disse...

Olá soraia,vc encontra esta resina no mercado livre ou então no site do vivazen.com.br produtos holisticos e espirituais.espero ter ajudado.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial