quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Neem contra Diabetes


Neem contra DiabetesPDFImprimirE-mail


 
O Neem pode dar uma resposta positiva no tratamento do diabetes. Neste sentido, apresentamos resumos de trabalhos cientificos envolvendo o Neem. Qualquer contato pode ser feito para Bio Orgânicos Brasil através do email:bioorganicosbrasil@yahoo.com.br
(12) 82035180

Ensaios Enzimáticos da Planta Neem 
por Francisco Skinner e Arnulfo Mar. 
Universidade do Texas em Brownsville, Brownsville, TX 

 

Enzyme Assays of the Neem Plant

Abstract:
Francisco Skinner and Arnulfo Mar. University of Texas at Brownsville, Brownsville, TX
 
For centuries plants have been used to cure various ailments afflicting human kind. Inhabitants of the Rio Grande Valley in South Texas still choose traditional folk medicine to alleviate the complications associated with a variety of diseases. With the steady increase of diabetes, which affects nearly 21 million Americans, it is important to note what kind of medicinal properties these plants possess, and how their biochemical characteristics can help in the design of drugs which could potentially eliminate diabetes altogether. In this ongoing study, we have tested extracts from the Neem plant with several biochemical techniques that included sugar content determination, amino acid analysis, protein analysis, and high performance liquid chromatography. In more recent studies, both qualitative and quantitative methods have been applied to measure enzyme activity in the neem plant utilizing a variety of spectroscopic methods. The enzymes we have assayed for are glyceraldehyde-3-P-dehyrogenase and glucose-6-dehydrogenase.

 

"Durante séculos plantas têm sido utilizadas para curar diversas doenças que afligem a espécie humana. Habitantes do Rio Grande, no Vale do Texas, ainda escolhem a medicina tradicional popular para aliviar as complicações associadas com uma variedade de doenças. 

Com o aumento da diabetes, que afeta quase 21 milhões de americanos, é importante referir-se a que tipo de propriedades medicinais essas plantas possuem, e como suas características bioquímicas podem ajudar na concepção de drogas que poderiam potencialmente eliminar totalmente diabetes. Neste estudo em andamento, temos testado extratos da planta Neem com várias técnicas bioquímicas que incluíram: determinação do teor de açúcar , análise de aminoácidos,  análise de proteína, e cromatografia líquida de alta eficiência. Em estudos mais recentes, tanto qualitativo e quantitativo, foram aplicados métodos para medir a atividade da enzima da planta  Neem, utilizando uma variedade de métodos espectroscópicos. As enzimas que temos são analisados para gliceraldeído-3-P-dehyrogenase e glicose-6-desidrogenase."

Efeito do Neem na Glicemia

Diabetes é uma doença metabólica, que se desenvolve quando o pâncreas já não pode produzir insulina suficiente. Níveis de açúcar no sangue podem rapidamente elevar-se no organismo, o qual não é capaz de usar a energia contida no açúcar, levando o indivíduo a sentir fraqueza e eventualmente inconsciência.
A diabetes é a principal causa de cegueira em pessoas idades de 25 a 74, gerando complicações nos nervos, rins, o coração e os vasos sanguíneos e pode resultar na amputação de membros.

As Folhas de neem (leia-se nim) é uma tradicional erva usada na Ìndia para o tratamento da diabetes (Alam, et al, 1989) e foi cientificamente comprovado ser eficaz no tratamento e prevenção da diabetes; (Murty, 1978); (Chakrabartty, 1984a); (Chakrabartty, 1984b); (El - Harwary, 1990). Doses orais de extrato de folhas de neem reduziram significativamente a necessidade de insulina requisitadas nos diabeticos não-insulino dependente. (Pillai, 1981b); (Luscombe, 1974); (Murty, 1978). O óleo de Neem também se revelou eficaz e tem sido capaz de inibir o aumento nos níveis de açúcar no sangue em 45% em teste com animais. (Sharma, 1983).

Até agora a insulina ainda é uma resposta para diabetes, sendo para algumas pessoas, a única alternativa. Mas se seu corpo pudesse obter cada vez menos insulina, seria maravilhoso. E existem efetivamente as pessoas que carecem de baixa dosagem de insulina ou quase nenhuma com a administração do Neem. Um notável número de diabéticos insulino-dependentes foram capazes de reduzir a sua insulina de trinta a cinquenta por cento, quando tratadas com cápsulas de folhas de neem! Isso é significativo, porque quanto menos você tem que tomar insulina, melhor para você. E existem pacientes diabéticos tomando agentes orais e que tomam as cápsula de neem e verificam que seus índices glicemicos estão normalizando e que eles realmente podem chegar um dia a diminuir a dosagem de seus medicamentos orais. Usando as cápsulas de neem, eles foram capazes de obter em jejum, índices glicemicos, vinte e seis por cento mais baixos de açúcar no sangue, o que é bastante significativo. A impressão geral é a de que talvez, ele reforça a sensibilidade do receptor de insulina uma vez que parece funcionar bem em diabéticos Tipo II.
Diferentes estudos mostram reduções entre 20% e 50% na exigência de insulina, para aqueles que tomam cinco gramas de folhas secas de cápsulas de neem. Há ainda relatos da sabedoria popular, de que diabéticos ao mastigar uma única folha neem por dia , foram capazes de eliminar completamente injeções de insulina.
Baseado nos muitos estudos dos efeitos do neem sobre a exigência de insulina, o governo indiano aprovou a venda por empresas farmacêuticas de comprimidos de neem para diabéticos. (Alguns destes medicamentos, nada mais são extratos das folhas de neem). 

Futuro Promissor
 
“...Em relação aos usos medicinais da planta, pode-se destacar suas atividades antimicrobianas, antivirais e antifúngicas, associadas à atividade contraceptiva pós-coital de natureza não hormonal, portanto, com efeitos colaterais menores que os provocados pelos contraceptivos esteróides, além de promover e manter a saúde dos órgãos sexuais femininos.
 
 
 
Já a ação sobre o sistema reprodutor masculino deve ser vista com cautela e necessita de maiores estudos.
 

Quanto às atividades antivirais, o uso de novos agentes antivirais de origem natural, não-tóxicos, de fácil uso e mais baratos, podem ser um grande auxílio às populações de regiões tropicais e subtropicais, mais pobres e mais acometidas pelas doenças.
 
Dados sugerindo o uso da planta no controle dos níveis sanguíneos de glicose são promissores em direção à prevenção e controle do diabetes, assim como relatos sobre os efeitos quimiopreventivos e antitumorais são valiosos para o desenvolvimento de novas e modernas drogas.
 
Em relação aos resultados de estudos toxicológicos, os efeitos dos extratos parecem depender da quantidade consumida, enquanto baixas doses não são tóxicas, altas doses exibem disfunção tireoidiana e efeitos hepatotóxicos.”
 
Excerto da Tese de Doutorado de  MOSSINI,Simone AparecidaA árvore Nim (Azadirachta indica A. Juss): Multiplos_Usos .  Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Bioquímica, Avenida Colombo, 5790, BR-87020-900. Maringá, PR Brasil


 
Neem age na seratonina
...”Acredita-se que o extrato das folhas de Azadirachta indica A. Juss (Meliacaeae) bloqueie significativamente o efeito inibitório da serotonina sobre a liberação de insulina mediada pela glicose e que o efeito hipoglicemiante do extrato pode ser devido à liberação da insulina (Chattopadhay, 1999)”.

CHATTOPADHAY, R. R. Possible mechanism of antihyperglycemic effect of Azadirachta indica leaf extract. J. Ehnopharmacol., v. 67, p. 373-376, 1999. Citado por NEGRI, Giuseppina,2005 in:
Diabetes melito: plantas e principios ativos naturais hipoglicemiantes , publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas v.41 n.2 São Paulo abr./jun. 2005
 
 
Neem “La villa de la farmacia”
 
Tradicionalmente el árbol de Neem se conoce como “la villa de la farmacia” debido a sus propiedades medicinales y pesticidas que se han utilizado por siglos en la India. El ingrediente activo del Neem esta hecho a base de 40 diferentes componentes activos denominados triterpenos. Sin embargo, la composición química de estos compuestos es extremadamente compleja y hasta el momento no ha sido revelada. El principal ingrediente activo es azadirachtin, un tetranotriterpenoide, cuya aplicación inhibe el desarrollo, lo cual es de gran importancia en la actualidad, ya que extractos de esta planta pudieran sustituir a los tan contaminantes pesticidas, promoviendo el uso de productos biodegradables que ayuden a la conservación del ambiente.

Las propiedades medicinales del árbol de Neem han sido conocidas por los hindúes desde tiempos muy remotos, y desde entonces en la India se han venido realizando gran cantidad de investigaciones que han aportado resultados muy beneficiosos dando solución a enfermedades que hasta ahora se han denominado incurables.

Las investigaciones se han basado en descubrir el uso de las diferentes partes de la planta, raíz, corteza, hoja, flores, frutos y semillas, obteniendo así uma gran variedad de productos medicinales, farmacéuticos y cosméticos de um amplio uso en ese continente. Dividiendo la planta en las diferentes parte mencionadas anteriormente, se puede hablar de las propiedades en cada una de estas: la corteza presenta propiedades astringentes y corrosivas y es utilizada en infecciones parasitarias (lombrices), problemas de piel, excesiva ansiedad, y tratamiento del acné entre otros. En relación a el uso de la hoja, se há determinado que puede funcionar como un purificador de toxinas, como um depurador de la sangre, actuando como antioxidante (neutralización de los radicales libres), y en forma de cataplasma para las picadas de insectos.

Tradicionalmente, las hojas de Neem han sido utilizadas para el tratamiento de la Diabetes (Alam y col, 1989) en adultos insulino y no insulinodependientes. (Murthy, 1978).

Micropropagación acelerada del Neem (Azadirachta indica), una especie de interés etnobotánico

Iselen Trujillo; Ignacio Ribon Laboratorio de Biotecnología Agrícola. Centro de Estudios de Agroecología Tropical (CEDAT). Instituto de Estudios Científicos y Tecnológicos (IDECYT). Universidad Nacional Experimental “Simón Rodríguez”. Apartado 47925. Caracas 1010. E-

mail:  itrujill@unesr.edu.ve /  jarn1234@telcel.net.ve

Autor que presenta el trabajo: Iselen Trujillo
 
Contatos Brasil:
+ 55 (12) 82035180

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial