quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Descoberto gene que se relaciona a uma melhor qualidade de vida

Descoberto gene que se relaciona a uma melhor qualidade de vida PDF Imprimir E-mail
14 de Agosto de 2007 (Bibliomed).


O estilo de vida saudável contribui de forma significativa na melhora da qualidade e tempo de vida.
A adoção de práticas comprovadamente benéficas para a saúde geral, como atividade física regular, alimentação balanceada, controle do estresse emocional, dentre outras, associam-se a menor risco de adquirir enfermidades e leva a um aumento da expectativa de vida.

Um pesquisador do Howard Hughes Medical Institute publicou um estudo na revista Science em Julho de 2007, no qual confirma os benefícios do estilo de vida saudável no aumento da longevidade.
A melhora da atividade cerebral dos idosos, que cultivam práticas saudáveis é notória, segundo afirma o autor.
A pesquisa foi realizada em animais de laboratório, porém pode seguramente ter seus resultados extrapolados para os seres humanos.
A adoção de medidas saudáveis correlaciona-se com a ativação de um gene cerebral, o qual tem implicações no metabolismo orgânico do açúcar.

O pesquisador evidenciou que os animais de laboratório sedentários, apresentam disfunção deste gene, e com o envelhecimento e ganho de peso corporal acabam por desenvolver maior suscetibilidade em perder a regulação dos níveis sanguíneos de açúcar.
As mudanças no estilo de vida associaram-se a incremento de 18% na duração da vida dos animais de laboratório avaliados.

Assim, conclui-se que três medidas simples – atividade física moderada diária, controle da dieta e perda de peso – auxiliam na otimização do metabolismo de açúcares e aumento da expectativa de vida.

Fonte: Science 2007; 317: 369 – 372 (July 20).
 
Maiores informações:
Alessandro Luiz Freire
Contatos: (12) 82035180
 
Atendimentos online!  - à distância para todo o Brasil e exterior - inclusive em inglês e espanhol

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial